Hotéis e Pousadas em Arraial d'Ajuda - Dicas de restaurantes e passeios - Guia completo de Arraial d'Ajuda - Bahia – Brasil

TURISMO E SERVIÇOS
INSTITUCIONAL





Cadastre aqui seu e-mail
e receba informações
do Arraial d'Ajuda.


Nome:

Email:

Cidade:



Praias - Arraial d'Ajuda

As praias mais lindas...
Hoje Arraial d'Ajuda é um local cheio de atrações para o turista: conforto nas pousadas, passeios, gastronomia de primeira, aquela magia e tranqüilidade de antigamente...

Mas é inegável que a primeira grande atração foi a natureza deslumbrante e as suas praias - entre as mais lindas de toda a região!
Com águas mornas, ondas tranqüilas e a maioria delas com formação de arrecifes em frente, as praias de Arraial d'Ajuda são ainda o primeiro encanto dos turistas que aqui chegam.

A partir do centro da vila seguindo pela Rua do Mucugê, em menos de 500 metros se chega à Praia do Mucugê. Foi a praia escolhida pelos primeiros turistas e ainda na década de 1980 surgiram as primeiras cabanas de praia, bastante rústicas, mas com bom serviço - bebidas geladas, refeições, petiscos, além de cadeiras e sombra farta.


Pitinga, Parracho, Taípe e Rio da Barra

Praia de Pitinga / Clio Luconi
Ao sul, em direção a Trancoso, são cerca de 12 km de praias, com poucas interrupções na maré alta. As mais conhecidas são Pitinga e Parracho.

A cerca de 1 km do Mucugê está a praia do Parracho, famosa pelos luais do Wind Point Parracho, que deu nome à praia. É ponto de encontro dos mais jovens, com windsurfe, música e lambaeróbica.

Pitinga é uma das praias mais lindas do Brasil e é de onde se descortina uma maravilhosa vista das falésias "brancas e vermelhas" como descreveu a Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, no relato do descobrimento do Brasil. Tem 6 cabanas de praia com excelente serviço - verdadeiros restaurantes na praia - ondas um pouco mais fortes, mas ainda tranqüilas. Da Pitinga se pode caminhar para outras praias e é um dos locais de maior preservação da natureza.

Praia do Parracho /  / Clio Luconi

Praia do Taípe / Arraial d'Ajuda / Duca Valery
Na praia do Taípe se chega caminhando a partir da Pitinga (4 km) ou de carro pela estrada antiga Arraial Trancoso (cerca de 16 km, mais da metade sem calçamento). É uma praia de ondas mais fortes, sem formação de arrecifes na sua frente. Tem apenas uma cabana de praia, com boa capacidade de atendimento.

Rio da Barra é um dos locais mais paradisíacos, com praia, rio e natureza exuberante. No local há um restaurante, passeios de caiaque pelo rio e um manguezal preservado. As ondas são fortes e a areia grossa.

Chega-se de carro também pela estrada antiga Arraial Trancoso , cerca de 3 km depois do Taípe.


Praia dos Pescadores, Araçaípe e Apaga-Fogo

Praia dos Pescadores  / Da Hora

Praia de Araçaípe / Da Hora
Ao norte, em direção a Porto Seguro, são cerca de 5 km de praias sem interrupção até o Rio Buranheim, que divide Arraial d'Ajuda da sede do município.

A Praia dos Pescadores, com seus barquinhos ancorados e apenas 2 cabanas de praia é muito tranqüila e só tem maior movimento aos domingos, quando chegam os moradores.

No meio do caminho, fica a praia do Araçaípe, com formação de arrecifes e pequenas ondas, várias cabanas de praia e pousadas com bom atendimento. De Araçaípe se tem uma das mais lindas vistas da Igreja de N.Sra. d'Ajuda.

A "esquina" do mar com o Rio Buranheim é a Praia do Apaga-Fogo, nome que remete a várias histórias, sempre com significado de "curar uma bebedeira". Dessa praia se tem uma linda vista de Porto Seguro e seu casario colonial.


Outras lindas praias

Praia do Espelho  / Arraial d'Ajuda
Arraial d'Ajuda é o ponto de partida para as praias do litoral sul de Porto Seguro.

Na seqüência de praias em direção sul, você pode visitar as praias de Trancoso - Nativos, Coqueiros e Rio Verde, a famosa praia do Espelho e a praia e o rio de Caraíva.




restaurantes em arraial d'ajuda


Hotéis e Pousadas em Arraial d'Ajuda
- Restaurantes em Arraial d'Ajuda - Praias em Arraial d'Ajuda